A Escola Estadual Professor Adrião Melo, foi criada através do Decreto nº 92 de 03 de abril de 1919, e que a mesma na época recerbeu o nome de Escola Reunidas Tito Jácome, pelo fato de reunir várias escolas localizadas na zona rural do município, que estavam ligadas administrativamente a sede, que se localizava na zona urbana. Foi inaugurada em 24 de fevereiro de 1920, sendo a primeira escola do município a oferecer apenas o ensino primário. Sua primeira sede, foi o prédio onde atualmente funciona o Forúm Municípal.
No ano de 1943, a escola passou a denominar-se Grupo Escolar Tito Jácome e em 1954, recebeu o nome de Grupo Escolar Professor Adrião Melo, em homenagem a um professor da região que ministrava aulas em Campo Grande, Upanema e outras localidades circunvizinhas.
Até o ano de 1966, a escola funcionou em sua primeira sede, localizada no Centro da cidade, na Praça Coronel Pompeu Jácome. Em 1967 foi inaugurado o novo prédio, situado na Rua Francisco Bezerra no Bairro do Alto da Capela, construído pelo então secretário de Educação do Estado Doutor Jarbas Bezerra. No ano da inauguração de sua nova sede, a escola contava com 238 alunos matriculados, atualmente a mesma conta com 525 alunos matriculados.
No ano de 1995, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e do Desporto, reestruturou-se criando os Centros Escolares. Naquele momento, a referida Escola passou a ser Centro Escolar Professor Adrião Melo, jurisdicionando as escolas dos municípios de Triunfo Potirgar, Janduís e Messias Targino. E no ano de 1999, com a extinção dos Centros Escolares, passou a denominar-se Escola Estadual Professor Adrião Melo.
No ano 2000, foi solicitada a autotização para que a Escola pudesse oferecer o Ensino Médio, no qual, o governador em exercício na época,o senhor Garibaldi Alves Filho, transformou a escola em Estabelecimento de Ensino Fundamental e Médio pelo Decreto nº 14.847 de 13 de abril de 2000, publicado no Diário Oficial do Estado.
Desde a sua fundação a Escola teve 15 administradores. Atualmente a escola é administrada pelo Professor Fernando Antonio de Souza e a Professora Ana Maria de Oliveira Silva.